Música e Artes

METODOLOGIA

A música, no processo de aprendizagem da educação salesiana, sempre esteve presente e com seu espaço assegurado. Dom Bosco acreditava que a utilização de música proporcionava alegria e motivação no ambiente educacional e defendia que essa atividade fosse o princípio vital norteador do Oratório.

A prática artística traz muito prazer àquele que a exercita, pois trabalha de modo especial com as seguintes habilidades: percepção corporal, percepção auditiva, criatividade e sociabilização.

É importante destacar que muitos elementos trabalhados na prática artística são incorporados ao cotidiano da sala de aula, tornando o aluno mais atento, com maior capacidade de interpretação e concentração e com maior facilidade para filtrar e memorizar as informações. Como resultado, a autoestima do aluno é trabalhada, tanto na produção artística, que é extremamente gratificante, como na sua vida cotidiana, observada nos resultados obtidos.