Ensino Médio

O Ensino Médio oportuniza ao aluno um ambiente próprio para o exercício da autonomia, promove uma educação que contribui significativamente no protagonismo de seu conhecimento, ajudando na formação crítica, ética, social e política.

Desenvolve também o projeto de orientação profissional e vocacional, com o objetivo de levar o jovem a refletir sobre sua escolha, respeitando todos seus passos no caminho para uma decisão livre e consciente.

Oferece um currículo moderno e atualizado segundo as exigências dos melhores vestibulares e do ENEM.

O currículo é composto pela Base Comum e pelo Itinerário Formativo Integrado. A Base está estruturada em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física e Produção Textual), Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias (Física, Química e Biologia) e Ciências humanas e sociais aplicadas (História, Geografia, Filosofia, Sociologia); e no Itinerário Integrado, em duas áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias, com a elaboração do Projeto de Vida e formação profissional, como um todo indissociável de saberes integrados e significativos.

Objetivos do Ensino Médio

  • Estabelecer uma proposta pedagógica que articula a Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Paulista do Ensino Médio e o contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural dos estudantes;
  • Consolidar o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • Realizar a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • Auxiliar no aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • Ajudar na compreensão dos fundamentos científico‑tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática de cada disciplina;
  • Os projetos desenvolvidos são apresentados em eixos temáticos e atividades interdisciplinares. No decorrer do ano letivo são realizadas atividades de enriquecimento cultural, relacionadas aos conteúdos trabalhados. São desenvolvidos também projetos especiais como: Visitas e viagens de caráter cultural, Olimpíadas de Conhecimento, Feira Internacional, Fórum de Profissões, Estudo Dirigido, Estudo Avançado e Oficinas.

Coordenação Pedagógica

Fabio Aurélio de Moraes é Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, atua na área da educação e na Rede Salesiana Brasil desde 2013. Formado em Filosofia e Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL. Especializou-se em Gestão Educacional e Neurociência Aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Participou do programa de intercâmbio na Língua Inglesa pela New York Language Center, em Nova York. É mestrando no programa de Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com foco em linguagem e aprendizagem.

Orientação Educacional

Giceli Luciene Marcelino da Silva é Orientadora Educacional do Ensino Médio, formada em Comunicação Social, com complementação pedagógica em Letras pela FIAR. Graduada em Pedagogia pela UNINTER. Especialista em Ensino Religioso pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL. Mestranda em Salesianidade pelo Centro Salesiano de Formação Permanente América de Quito/Equador.