Campanha da Fraternidade 2022

A Campanha da Fraternidade é realizada sempre no período da Quaresma, iniciando na Quarta-feira de Cinzas. É um convite a todos nós para crescermos espiritualmente e sermos mais solidários e fraternos.   

Neste ano de 2022, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31, 26).  

É a terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da Educação em uma Campanha da Fraternidade. Agora, a reflexão será impulsionada pelo chamado “Pacto Educativo Global”, convocado pelo Papa Francisco.  

Dessa forma, a campanha quer nos ajudar a realizarmos bem nossa missão de educadores das nossas famílias e das novas gerações por meio do nosso bom exemplo e no incentivo de ações construtivas que possam contribuir para a construção de uma sociedade melhor.  

ORAÇÃO DA CAMPANHA

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva.

Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor!

Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém.