Horários das Aulas

Ed. Inf. e 1º ano - 7h às 11h50 / 13h às 17h50.
COM PERÍODO INTEGRAL OPCIONAL.

Ens. Fundamental

- 2º ao 5º ano - 7h às 12h / 13h às 18h.

- 6º ao 9º ano - 7h às 12h30.

Ensino Médio - 7h às 12h30.

Com dia integral

- 1ª e 2ª série - 2ª e 4ª feira das 13h50 às 17h30.

- 3ª série - 2ª feiras das 13h50 às 18h20.

Venha conhecer o colégio

Visita de segunda a sexta,
das 8h às 16h30.

Atendimento Secretaria

Segunda a sexta, das 8h às 17h.

Endereço

Alameda Dino Bueno, 285
Campos Elíseos - São Paulo - SP - 01217-000

tel: (11) 3221-3622

como chegar

Aulaweb

Ferramenta de apoio ao aluno. Nela, os professores disponibilizam aulas, leituras extras, arquivos de apoio, lista de exercício, links entre outros materiais que podem contribuir para o processo de ensino.

Acadêmico Web

Por meio dessa ferramenta é possível verificar o rendimento escolar do aluno a partir do 2º ano, e o acompanhamento pedagógico a partir do 6º ano.

Secretaria

Orientações Gerais

Secretaria > Orientações Gerais


Orientações Gerais

INTRODUÇÃO

Disciplina escolar compreende o conjunto de normas, orientações e princípios, que tem como objetivo garantir a ordem e a convivência saudável no ambiente institucional; prevenir atitudes indevidas; orientar e corrigir atos desrespeitosos, gestos e palavras não condizentes com a proposta educativa Salesiana.

O Liceu Coração de Jesus apresenta as Normas Disciplinares que orientam professores, alunos, familiares e responsáveis a zelar pela ordem e disciplina para que haja um ambiente favorável ao convívio social, ao ensino sério e à Educação Salesiana, no qual todos se sentem felizes e corresponsáveis. Tais normas são muito importantes para fornecer parâmetros relacionados à conduta que se espera de um aluno matriculado no Salesiano, pois é também na escola que se aprende a definir limites e a adquirir a noção de deveres e direitos.

O Colégio tem como valores a ética, compromisso com os valores autenticamente humanos e evangélicos, abertura à diversidade, construção da cidadania e transparência nas atitudes. Portanto, faz-se necessário deixar claro para os alunos que todo direito tem como contrapartida um dever, sendo importante alertá-los para a responsabilidade de seus, bem como capacitá-los à análise de sua conduta escolar e polidez com aquelas que os cercam.

A família também assume o compromisso de se fazer presente no Colégio todas as vezes que for solicitada formalmente, ou quando do seu interesse.


HORÁRIOS

A pontualidade é uma questão tanto de respeito à coletividade como condição para a organização e o bom funcionamento do Colégio.

Educação Infantil:
Manhã: 7h às 11h50
Tarde: 13h às 17h50

Ensino Fundamental I:
Manhã: 7h às 12h
Tarde: 13h às 18h

Ensino Fundamental II:
Manhã: 7h às 12h30

Ensino Médio:
1ª à 3ª série: 7h às 13:20


PONTUALIDADE

A pontualidade deve ser respeitada não somente na chegada e na saída, mas também, nas trocas de aulas, independente do ambiente onde elas se desenvolvam. Após o horário, o aluno será advertido oralmente. A partir do 3º atraso, receberá uma advertência escrita. A terceira advertência escrita, acarretará ao aluno a suspensão em 1 (um) dia das aulas/atividades escolares.

Atrasos esporádicos somente serão aceitos em situações envolvendo tratamento de saúde ou luto, caso contrário, não será permitida a entrada do aluno em classe na aula seguinte. Se o atraso estender-se a duas aulas, o caso será analisado pela coordenação/orientação, em caráter de excepcionalidade, para verificação de justificativa pertinente.

Solicitamos aos pais e/ou responsáveis que não permaneçam no interior do Colégio após o sinal de entrada, isso contribui para a autonomia dos alunos e sua relação de confiança com a Instituição.

O aluno que necessitar sair antes do horário de término normal das aulas, deverá trazer por escrito na agenda, uma justificativa endereçada à coordenação/orientação, devidamente assinada pelos pais e/ou responsáveis, arcando o discente com o ônus decorrente da perda das aulas, exceto em casos previstos por lei. Deverá ser informado o nome de quem irá acompanhar o aluno ou se o mesmo poderá se ausentar das dependências do Colégio sozinho. Por motivo de segurança dos alunos, não serão atendidos os pedidos de dispensa feitos pelo telefone. A recepção não tem permissão para receber autorização de dispensa.


AGENDA E MATERIAL ESCOLAR

A agenda escolar, entregue ao aluno no primeiro dia de aula, é o instrumento oficial de comunicação entre os pais e/ou responsáveis e o Colégio, portanto, é parte do material escolar obrigatório. A agenda deverá ser utilizada para o registro das atividades solicitadas em sala de aula, auxiliando na organização dos estudos. No site do Colégio, está disponível a “Agenda do Aluno” com anotações diárias das atividades realizadas em sala de aula, podendo ser acompanhada pelos pais e/ou responsáveis.

A falta do material escolar traz prejuízo pedagógico, acarretando na falta da correção das atividades escolares. Quaisquer objetos que não façam parte do material escolar estarão sujeitos a orientações, permissões ou restrições de uso após manifestação da Coordenação e Direção do Colégio. A escola não se responsabiliza por perdas ou danos a esses materiais.


UNIFORME ESCOLAR

O uso do uniforme escolar é obrigatório, pois é fator de segurança e facilita a identificação do aluno. O mesmo deverá ser utilizado diariamente nas atividades curriculares e extracurriculares (Escola de Esportes e Dança, Música e Artes e Centro Salesiano de Idiomas).

A falta do uniforme deverá ser justificada por escrito, por meio da agenda escolar, do contrário, a participação do aluno nas atividades não será permitida e o mesmo receberá advertência escrita. A terceira advertência escrita, acarretará ao aluno a suspensão em 1 (um) dia das aulas/atividades escolares.

O uso do uniforme de treinamento da Escola de Esportes e Dança, é exclusivo apenas para as aulas de treinamento e jogos. Não é permitido em sala de aula e demais dependências do Colégio o uso de boné, gorro, touca, chapéu ou acessórios incompatíveis com o uniforme escolar. O uso de tênis é obrigatório e não é permitido o uso de sandálias, tamancos, botas, crocs ou chinelos.

O Colégio não se responsabiliza por perda, esquecimento, desaparecimento ou extravio de objetos e uniformes escolares.


FREQUÊNCIA ESCOLAR

Havendo faltas consecutivas, o Colégio deverá ser comunicado e as mesmas justificadas. Conforme a legislação em vigor, o Colégio é obrigado a notificar o Conselho Tutelar caso a quantidade de faltas do aluno seja acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei. O aluno deverá realizar atividade de compensação de ausência e conteúdo, no decorrer do ano letivo. O atestado médico não abona a abstenção.


AULA WEB

Durante o período letivo serão postadas em ambiente virtual, atividades complementares para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Algumas atividades terão caráter obrigatório, uma vez que são planejadas para a manutenção do desenvolvimento de habilidades e competências. É de fundamental importância o incentivo dos pais, para que os alunos possam ser beneficiados por este instrumento.


ACADÊMICO WEB

Por meio do site www.academicoweb.com.br/st.asp, é possível verificar o rendimento escolar do aluno a partir do 2º ano do Fund.I, e o acompanhamento pedagógico do mesmo a partir do 6º ano do Fund.II. A senha pode ser adquirida no site do Colégio, opção "recuperar senha".


COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

A Coordenação Pedagógica é responsável pelas questões pedagógicas, disciplinares e atividades gerais.

O Serviço de Orientação Educacional acompanha o desempenho dos alunos, intervindo e orientando às necessidades observadas durante o processo de aprendizagem.


AVALIAÇÕES SUBSTITUTIVAS

O não comparecimento na avaliação previamente agendada acarretará ao aluno a solicitação da Avaliação Substitutiva, junto à Coordenação, no prazo máximo de sete dias. Deverá ser apresentado atestado médico e ser realizado o pagamento na Tesouraria do Colégio.


REUNIÃO DE PAIS

As Reuniões de Pais são realizadas após o término de cada trimestre, conforme o Calendário vigente. Por ser um momento de diálogo entre a família e a escola, é importante o comparecimento dos pais e/ou responsáveis contribuindo no processo educativo do aluno.


ACHADOS E PERDIDOS

O funcionamento do setor de achados e perdidos, de materiais e uniformes, é de segunda a sexta-feira.

Objetos de valor serão protocolados na Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h30. Após 3 meses, os objetos, uniformes e materiais não procurados, serão doados para obras assistenciais.


"DRIVE" E ESTACIONAMENTO

O "Drive" é um espaço oferecido pelo Colégio para contribuir com a segurança dos alunos. Por isso, solicitamos que o embarque e desembarque sejam breves, com o intuito de dinamizar o fluxo e possibilitar a pontualidade dos alunos.

Após o sinal, os pais e/ou responsáveis deverão se dirigir à portaria do Colégio para anunciar à Coordenação a entrada do aluno. O estacionamento do Colégio é para uso exclusivo dos professores e funcionários, não sendo permitida a permanência no estacionamento após o acolhimento de seu filho.

Havendo necessidade de utilizá-lo, entrar em contato com a Coordenação Pedagógica ou a Segurança do Colégio.

Durante os eventos escolares, será permitida a entrada dos automóveis até que as vagas sejam preenchidas. Não é permitido utilizar o campo de futebol e a pista de atletismo como estacionamento. O Colégio não se responsabiliza por quaisquer objetos ou danos materiais aos veículos que fazem uso do drive ou estacionamento.


TRANSPORTE ESCOLAR

A Direção e Equipe Pedagógica não interferem em problemas de transporte escolar, pois é de inteira responsabilidade das empresas que o realizam.


ORIENTAÇÕES REFERENTES AO AMBIENTE ESCOLAR

1. Ao aluno não é permitido:

1.1 Utilizar aparelhos eletrônicos no ambiente escolar sem a autorização dos professores ou coordenadores, em especial o celular, por comprometer a concentração, facilitar a troca de mensagens e a prática de “games” durante as aulas, e ainda, por armazenar conteúdos programáticos, facilitando a "cola". Salientamos que na Educação Infantil é proibido trazer qualquer tipo de aparelho eletrônico.

a) o Colégio não se responsabiliza pela perda de celulares e aparelhos eletrônicos.
b) o direito dos pais ou responsáveis de se comunicarem com seus filhos em casos de necessidade é assegurado pelo telefone fixo institucional.

1.2 Utilizar-se do elevador sem comprovação da real necessidade do seu uso.

1.3 Transitar pelas dependências do Colégio ou nas imediações, em horário regular de aula, sem a devida autorização. Essa autorização deverá ser feita por escrito pela Coordenação Pedagógica ou Orientação Educacional.

1.4 Danificar as dependências físicas e o patrimônio do Colégio e dos colegas. Se ocorrer, poderá implicar no ressarcimento dos danos causados.

1.5 Ter posturas indevidas nas dependências e no entorno do Colégio, tais como: namoros abusivos e inconvenientes.

1.6 Usar de palavras de baixo calão; rotular colegas em tom desrespeitoso, ofensivo ou provocativo; deitar-se inadequadamente; provocar, incentivar brigas ou participar delas; organizar grupos e ameaçar colegas; portar gravuras, revistas, imagens e objetos impróprios aos bons costumes e ofensivos à moral.

1.7 Desrespeitar, desacatar, agredir física ou verbalmente qualquer um dos colaboradores da Instituição, alunos e familiares.

1.8 Portar, usar, incentivar, distribuir, vender, comprar, mostrar e ajudar a esconder qualquer tipo de droga.

1.9 Trazer ou usar, dentro das dependências do Colégio, recipientes que contenham qualquer tipo de gás, objetos cortantes ou pontiagudos, brinquedos que imitem armas de fogo, explosivos e objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade física de outrem.

1.10 Prejudicar a imagem do Colégio e de toda a Comunidade Educativa a que pertence, por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação e da sua divulgação pela Rede de Informações – Internet.


2. Sanções:

2.1 O Colégio, por meio de seus gestores educacionais, analisará cada caso de infração cometida pelo aluno, para avaliar a gravidade e aplicará a devida medida educativa, desde advertência, exclusão de sala de aula, à suspensão das aulas/atividades escolares, como previsto no Regimento Escolar.

2.2 Os pais ou responsáveis terão ciência da sanção aplicada ao filho e dos motivos que deram causa a ela, devendo assumir, juntamente com o Colégio, o propósito educativo das medidas tomadas.

Veja Mais

Pastoral

Inscrições para
Catequese

Primeira Eucaristia e Crisma

9º ano

Dia da turma
9º ano e Ens. Médio

DIA DA TURMA - 9º ANO E ENSINO MÉDIO