O ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental segue as Diretrizes Pastorais Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil, cujo processo está pautado na sistematização e consolidação processual dos conteúdos.
Além disso, o currículo é elaborado conforme os objetivos de aprendizagem que compreendem o desenvolvimento de habilidades e competências, em atendimento à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), essenciais para a formação integral e é dividida em cinco áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Música, Artes, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza (Ciências); Ciências Humanas (Geografia e História); e Ensino Religioso.
Sendo assim, essa etapa tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a capacidade de aprender por meio da assimilação ativa, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e da resolução de problemas.
Objetivos do Ensino Fundamental I
- O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana, estabelecendo e ampliando as relações sociais;
- A aquisição de confiança na superação de suas limitações;
- Aprender a situar-se no universo cultural e letrado;
- Utilizar diferentes linguagens;
- Desenvolver suas capacidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas.
- A compreensão dos sistemas naturais e suas inter-relações bem como das diferentes formas de organização socioeconômicas, políticas e culturais;
- O pré domínio das ferramentas tecnológicas atuais e a capacidade de assimilar inovações nesse campo;
- A consciência, pelo sentido de existência e pelo respeito à diversidade de manifestações culturais, artísticas e sociais, do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e fraterna;
- O compromisso com a sustentabilidade socioambiental orientado por conhecimentos científicos sobre o funcionamento da natureza e da sociedade.
Coordenação Pedagógica
Angélica Maria Biazioli Gomes
Auxiliar de Apoio Pedagógico
Ariadne Dauzacker Martins de Souza
Auxiliar Educacional
Andreia Amorim Barbosa
Ariadne Dauzacker Martins de Souza
Bruna Bianca de Oliveira Morales
Bruna Montoro Valente
Carolina Fevereiro Martinez
Cristiane Ribeiro Barile
Daiane Silva Rodrigues Campelo
Karina Souza Lima
Lêda Maria Nunes de Moraes Barbosa
Patrícia da Silva Lima
Patrícia Tardelli Gonçalves
Ensino Fundamental II
No Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), os estudantes deparam-se com diferentes realidades, principalmente diante das lógicas de organização dos diversos componentes curriculares e áreas específicas. Há um aprofundamento e maior ressignificação do repertório construído mediante experiências do Ensino Fundamental I, anos iniciais (1º ao 5º ano).
Nesse período, o estudante é levado a fortalecer a autonomia na vida acadêmica, em consonância com o protagonismo e o planejamento do projeto de vida.
É a fase de transição da infância para a adolescência, maturação de áreas e funções cerebrais responsáveis por transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período de vida, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos.
Objetivos do Fundamental II
- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Coordenação Pedagógica
Fabio Aurélio de Moraes é coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Liceu Coração de Jesus. Atua no seguimento educacional e na Rede Salesiana de escolas desde 2013. Formado em Filosofia e Pedagogia pelo Centro Unisal. Especializou-se em Gestão Educacional e Neurociência Aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Participou do programa de intercâmbio na Língua Inglesa pela New York Language Center em Nova York. É mestrando no programa de Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com foco em aprendizagem.
Auxiliar de Coordenação Pedagógica
Daiane Camila de Lima