Educação Infantil
Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. Para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição e a família são essenciais.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu artigo 4º, definem a criança como “sujeito histórico e de direitos, que interage, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e as brincadeiras, experiências por meio das quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
Objetivos da Educação Infantil
Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
- Comunicar suas ideias e sentimentos com desenvoltura;
- Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;
- Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações;
- Movimentar-se de forma adequada ao interagir com colegas e adultos em brincadeiras e atividades;
- Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo;
- Coordenar, com precisão e eficiência suas habilidades motoras;
- Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;
- Apreciar e participar de apresentações de manifestações artísticas;
- Reconhecer as qualidades de som, utilizando-as em suas produções sonoras e ouvir músicas e sons;
- Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de fotos, desenhos e outras formas de expressão;
- Produzir suas próprias histórias orais e escritas;
- Identificar gêneros textuais mais frequentes;
- Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens em diferentes suportes;
- Resolver situações-problema, formulando questões, levantando hipóteses, organizando dados, testando possibilidades de solução;
- Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência;
- Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte de patrimônio cultural.
Coordenação Pedagógica
Angélica Maria Biazioli Gomes
Auxiliar de Apoio Pedagógico
Ariadne Dauzacker Martins de Souza
ATIVIDADES