Comunidade

Oratório

Comunidade > Oratório

Por volta de 1918, os Salesianos, adquiriram uma chácara no Alto de Santana, bairro do Chora Menino, onde construíram, em primeiro lugar, um campo de futebol (para variar) e um galpão para os alunos internos do Liceu (mais de 300) passearem e brincarem.

O Oratório Santa Teresinha foi fundado pelo P. Henrique Mourão, diretor do Liceu, em 8 de dezembro de 1924, na então chamada Chácara do Liceu, com o nome de “Oratório Festivo Nossa Senhora da Conceição” para atender os imigrantes italianos, alemães e principalmente portugueses que se instalaram no bairro.

A Igreja de Santa Teresinha começou a ser erguida no mesmo ano para cumprir um voto que o Padre Luiz Marcigaglia, naquele tempo Diretor do Liceu Coração de Jesus, fez à Teresa de Jesus, recém canonizada, em agradecimento pela proteção recebida durante a Revolução de 1924, episódio em que tropas rebeldes do Exército e da Força Pública de São Paulo, sob o comando do General Isidoro Dias Lopes, tentaram sufocar a resistência do Palácio dos Campos Elíseos, onde tropas legalistas defendiam o Governador Carlos de Campos. Várias vezes, as bombas dos canhões caíram dentro do Liceu, não ferindo nenhum dos internos. (Lembrando que, naquela época, o palácio do governo ficava a um quarteirão do Liceu).

Cumprindo a promessa do Padre Marsigaglia, em 1924, o Liceu começou a erguer a Capela dentro da referida chácara, contando com seus próprios recursos e auxílio dos Salesianos Cooperadores, capela essa que veio a ser inaugurada em 04 de abril de 1927. Anos mais tarde foi construída a Igreja de Santa Teresinha e por volta de 1933 motivado pela mobilização dos paroquianos para mudança do nome do bairro para Santa Teresinha em homenagem a santa Padroeira, teve o pedido acatado pela prefeitura.

A partir de então, o oratório passou a funcionar todos os finais de semana unido a catequese e o esporte até hoje.